
Com o tema “Caminho de Reencontros”, projeto da afiliada Globo no Pará tem estratégia de comunicação cross media para anunciantes nacionais e regionais.
O anúncio da volta da programação tradicional do Círio de Nazaré, após dois anos de ausência das procissões presenciais devido às restrições provocadas pela pandemia, aqueceu o mercado e o coração dos devotos da padroeira do Pará. Tanto romeiros, quanto promesseiros, empreendedores e a própria diretoria da festa acreditam que este será o maior Círio de todos os tempos, já que é grande a expectativa para voltar a acompanhar a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém.

Em 2022, a TV Liberal ofereceu aos patrocinadores do projeto (Prefeitura de Belém, Equatorial Energia, Bradesco e Santa Clara) uma ampla campanha de comunicação que contempla TV aberta e digital. Entre os formatos, chamadas de envolvimento em sintonia com o tema escolhido pela emissora para este ano – inclusive para a sua transmissão ao vivo da grande procissão do Círio, a ser realizada na manhã do segundo domingo de outubro – vinhetas de bloco, mídias de divulgação e de patrocínio para desktop e mobile, além de uma editoria especial no portal g1 Pará.
Um novo Círio, uma nova marca
A concepção da marca do Círio 2022 da TV Liberal é de Max Tavares, designer gráfico que integra o time de Marketing da emissora. Foi inspirada nos cartazes oficiais da festividade, contendo aspectos aquarelados e flores, com fontes que misturam o clássico ao artesanal, baseados no estilo vernacular, tipicamente regional.
Para a campanha deste ano, as áreas de Marketing, Jornalismo e Programação da TV Liberal propuseram o tema ”Círio 2022. Caminho de reencontros”, inspirado nos percursos que os devotos percorrem pela fé e nos reencontros dos fiéis com a festa de Nazaré e os seus símbolos. Revela ainda que a volta das missas, procissões e demais manifestações presenciais da quadra nazarena será motivo para muitas reuniões e comemorações.
O VT de estreia da campanha começou a ser veiculado na última quarta-feira, no intervalo comercial do JL 2, e mostra a forte relação dos artesãos de brinquedos de miriti com o Círio. Em cada um dos filmes, os personagens narrarão histórias diferentes do universo que envolve a festividade.
O projeto ‘Círio 2022’ tem como patrocinadores a Prefeitura de Belém, Equatorial Energia, Bradesco e Santa Clara. Marcas que acreditam no poder de comunicação dessa manifestação religiosa e cultural com a identidade do povo paraense, conectando e valorizando as histórias das pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento da região, respeitando e preservando suas tradições.
Ficha Técnica Campanha Círio 2022:
Criação de Marca e Identidade Visual: Max Tavares
Concepção de Projeto: Leonidas Dias
Roteiro e Pré-roteiro: Felipe Cortez e Fernando Manso
Direção de Set: Felipe Cortez
Direção de Fotografia: Osmar Junior
Montagem e finalização: Mauro Rodrigues
Assistente de Câmera / Motion Graphics: Vitor Sousa
Produção e Casting: Paloma Andrade, Paloma Lima, Isis Fonseca e Bruno Torres
Composição Musical: Rodrigo Camarão
Operação de Drone / Montagem e edição: Talison Lima
Locução Oficial da Campanha: Elck Oliveira
Coordenação Marketing: Zhandra Pires
Direção de Marketing: Rodrigo Vieira
Gestor do Núcleo de Produção e Entretenimento: Igor Fonseca
Superintendente Rede Liberal: Fernando Nascimento
Vice Presidente do Grupo Liberal: Rosângela Maiorana
Presidente do Grupo Liberal: Ronaldo Maiorana


Primeiro VT da Campanha Círio 2022.