Skip to main content

Marketing digital não é apenas gestão de redes sociais

By 26 de outubro de 2021Blog, De olho no mercado, Destaque

Marketing de conteúdo, e-mail, SEO, mídia programática, links patrocinados… Uma estratégia de marketing digital precisa, em primeiro lugar, de estratégia. Assim, de forma redundante mesmo.

O mercado, muitas vezes, simplifica conceitos no intuito de explicar para o maior número de pessoas um assunto que é complexo demais para se entender em uma breve reunião de 30 minutos.

Dessa forma, acabamos sendo responsáveis por uma pandemia de pacotes e soluções fáceis. As agências – e aqui vai uma autocrítica ao modelo de negócio que vendemos hoje – criaram uma ilusão facilmente aceita pelo cliente de que tudo se resolve com um pacote de gerenciamento de redes sociais com número predefinido de posts no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube e Tiktok.

Não me leve a mal, a mídia social é sem dúvida uma peça importante no marketing digital e, se usada corretamente, pode ser um grande catalisador para o crescimento dos negócios. Mas, mesmo que você ache legal que um monte de gente “goste” das suas fotos, pense sobre algumas das coisas que você postou recentemente em suas plataformas de mídia social. Eles geraram negócios para você? Muitas vezes não.

Produzir um conteúdo de qualidade – seja ele escrito, em foto ou em vídeo – é o componente mais crítico para um marketing digital de sucesso. Investir em um material original, que esteja realmente relacionado ao posicionamento da sua marca e que gere interesse genuíno nos seus clientes, transformando todo esse esforço em novos negócios para sua empresa é o verdadeiro desafio.

Neste cenário, se eu puder dar apenas uma dica, seria essa: afaste-se dos modelos prontos. Busque soluções feitas sob medida para resolver os problemas da sua empresa. Muitas vezes uma estratégia de conteúdo ou um e-mail marketing tem muito mais resultado do que um instagram cheio de curtidas. E outras vezes não. No marketing digital o ideal é ter uma estratégia bem definida e observar sempre os resultados alcançados.

Yan Sousa – Sócio-proprietário da Voxxi Comunicação.

Deixe seu comentário